sábado, 12 de julho de 2008

Panorama vai até domingo

Crédito: Caddah

Marcela Benvegnu

Se você ainda não assistiu nenhum espetáculo da oitava edição do Panorama Sesi de Dança, que acontece no Teatro do Sesi Paulista, em São Paulo, acelere. Hoje, às 21h, é a vez de “Vi-Vidas”, com a Sonia Mota Danças (Colonia-Alemanha) e amanhã, de “Bull Dancing”, de Marcelo Evelin. No domingo, às 19h, o trabalho será reapresentado e finaliza o projeto. O Panorama, que começou no dia 3 de junho, compreende nove coreografias dançadas por sete companhias. Nomes consagrados como Sônia Mota, Marcelo Evelin, Sonia Soares, J.Garcis e Cena 11 e as revelações, Lu Brites e Juliana Moraes estão entre os selecionados. A entrada é gratuita.
“Vi-Vidas’’ é um espetáculo de dança-teatro que aborda a questão do feminino nas culturas patriarcais. Dirige um foco para o comportamento pseudo-liberal da mulher na sociedade moderna, investigando e analisando o corpo, gestos e movimentos desta em três culturas distintas: a islâmica, a cristã e a sincretista. Deste ponto de vista observa a mulher muçulmana, a européia, a brasileira e a quarta, que é uma pluralidade de raças.
O trabalho é a primeira parte de uma trilogia sobre o feminino na sociedade contemporânea composta ainda por “QaaDriDuuo” e “Tristeza & Josefine”. Sônia Mota exerceu um papel decisivo na cena da dança contemporânea brasileira nas décadas de 60 e 70. Desde 1989 mora em Colônia, Alemanha e é professora de dança em várias companhias e escolas de Lisboa, Viena, Weimar, Leipzig, Heidelberg, Arnheim, Konstanz e Bonn.
Amanhã e domingo será possível assistir “Bull Dancing”, que toma como ponto de partida a manifestação folclórica do Bumba meu Boi. O auto adquire contornos de sátira, comédia e tragédia enquanto narra a morte e ressurreição de um boi. A coreografia revisita as origens desse rito popular a partir de uma desconstrução dos elementos folclóricos originais. No espetáculo o corpo serve como metáfora para esse boi sagrado e profano em cada um de nós.
Evelin é coreógrafo, diretor e intérprete. Vive e trabalha na Europa desde 1986, atuando na área da dança e do teatro físico. É criador residente do Hetveem Theater, em Amsterdam, com sua cia., Demolition inc. Ensina improvisação e composição na Escola Superior de Mímica de Amsterdam.
¤
CURADORA — A oitava edição do Panorama Sesi de Dança, pela primeira vez com a curadoria da coreógrafa, diretora e atriz Renata Melo, focaliza o trabalho de coreógrafos autorais. São artistas que criam uma escrita própria, que desenvolvem uma maneira autêntica, autoral de existir em cena, imprimindo sua marca nesses trabalhos. São artistas comprometidos com a evolução da arte, criando linguagens, rompendo regras, expandindo fronteiras. Em suas obras, forma e conteúdo se fundem num processo instigante, profundo, no qual um desafia o outro a explorar seus limites de criação.
¤
PARA VER — Panorama Sesi de Dança 2008. No Teatro do Sesi (avenida Paulista, 1.313). Hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 19h. Entrada gratuita. Mais informações (11) 3146-7405.

Nenhum comentário: