sexta-feira, 24 de abril de 2009

TAP RELOADED recebe única representante BRASILEIRA

Marcela Benvegnu

Depois de ter ministrado aulas de sapateado com ritmos brasileiros na New York City Dance School of Stuttgart, e na Base Militar dos Estados Unidos, em Stuttgart, na Alemanha, no ano passado, a coreógrafa, sapateadora, cantora e musicista CHRISTIANE MATALLO, foi convidada pelo francês Pascal Hulin, diretor do 3º Tap Reloaded, para integrar o cast de professores desta edição do evento, que acontece a partir do dia 24 de abril, em Sttutgart. Christiane é a única brasileira a participar do festival, que também conta com Fredy Corado (Costa Rita), Chloe Arnold e Jason Samuels Smith (USA), entre outros.

Christiane embarca acompanhada do contrabaixista Gilberto de Syllos, que lhe acompanhará nas aulas e performances. A dupla revela em cena o resultado de uma pesquisa entre dança e música na qual nasceu o espetáculo "da Corda pro Pé" e divulga o CD intitulado "Tap Bass", lançado no ano passado. De Syllos, que é referência mundial no universo internacional do sapateado, também irá tocar para grandes nomes no evento, como o sapateador ganhador do prêmio Emmy Awards, Jason Samuels Smith.

Além das aulas, que serão ministradas na New York City Dance School of Stuttgart, Christiane apresenta dois números na Liederhalle-Hegelsaal Stuttgart. O primeiro é uma homenagem à Bossa Nova. A artista se apresenta ao piano, e mostrará uma performance sem igual: ela é a única artista no mundo que toca saxofone tenor e sapateia simultaneamente.

A outra apresentação será um tributo à Carmen Miranda, na qual entra no palco tocando pandeiro e promove um diálogo com os pés ao ritmo de um samba cadenciado. Na sequência, no sax, apresenta "Mamãe eu Quero" e ao lado de De Syllos, "Taí". Um detalhe: parte da múisica será cantada em alemão. A dupla finaliza a apresentação com a união do baixo elétrico e do sambateado, termo criado por Christiane em 2006, dentro da Escola de Samba Mocidade Alegre, de São Paulo, que significa a união do samba com o sapateado.

Os artistas viajam à Alemanha com apoio do Ministério da Cultura pelo edital nº1/2009 de Intercâmbio e Difusão Cultural com a maior pontuação (25 pontos). A contrapartida da dupla será a oficina, “Relação Corpo e Música na Cultura Brasileira”, que será oferecida a alunos do ensino médio da rede pública da cidade de Campinas, em maio de 2009, com duração de oito (08) horas no ponto de cultura Associação Cultural Boa Companhia (Convênio MinC – Governo Federal / Prefeitura Municipal de Campinas), sediada em Barão Geraldo, Campinas.

3 comentários:

Anônimo disse...

É sempre uma alegria ver o trabalho dos brasileirs reconhecido no exterior. Afinal, temos profissionais de alto calibre em todos os setores da Arte, música, Literatura...

Abraços Poéticos

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Renata disse...

Indiquei o seu blog ao "Prêmio Dardos". Passa lá em "Pasquim Tupiniquim" e dê uma olhada!

Sabrina Vaz disse...

Sabe o que é um furacão que vem de dentro em forma de vontade?
Então, eu sinto isso ao pensar em fazer tap!


^^

Thank you, Dance!

by Judy Smith "