quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A vez do contato-improvisação


Marcela Benvegnu

O contato-improvisação é uma técnica corporal que propõe um diálogo físico por meio da troca de peso e do contato que possibilita uma profunda percepção de si mesmo e do outro. O estilo, muito difundido no Brasil pelo Estúdio Nova Dança de São Paulo, acaba de receber atenção especial de Camila Vinhas e Ricardo Neves, que idealizaram o 1º Encontro Internacional de Contato-Improvisação, que acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro, no Centro de Dança da Galeria Olido, em São Paulo, com oficinas, jam sessions, workshops, mesa-redonda e performances gratuitas.

Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado. E dentre os principais conteúdos estudados estão o domínio e compreensão do peso, pressão e tração, fricção, o toque e a condução, além de quedas e suspensões.

O contato-improvisação nasceu em janeiro de 1972 — momento histórico em que os jovens da sociedade americana questionavam radicalmente o autoritarismo e as guerras — quando o bailarino e coreógrafo americano Steve Paxton despontou na cena para aplicar um projeto de residência para bailarinos no Oberlin College, em Ohio, nos Estados Unidos, ao lado de seus parceiros, entre eles, Daniel Lepkoff, que estará presente no encontro.

Lepkoff pertence à primeira geração do contato-improvisação americano.A realização do encontro é da da Galeria Olido/Centro Cultural São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


ATIVIDADES — Entre as atividades do encontro destacam-se oficinas avançadas ministradas por Cristina Turdo, de Buenos Aires; Tica Lemos, de São Paulo, e Lepkoff, de Nova York; workshops ministrados por Giovane Aguiar, de Brasília, para iniciantes e interessados, com prévia inscrição; três noites de jam sessions, coordenadas por Fernando Neder, Camila Vinhas, Ricardo Neves e Raymundo Costa; mesa redonda aberta ao público sobre temas específicos — com a participação dos profissionais envolvidos —, mostra de vídeos e performances.


PARA IR — 1º Encontro Internacional de Contato-Improvisação de São Paulo. De 12 a 17 de fevereiro, no Centro de Dança da Galeria Olido (avenida São João, 473). Mais informações pelo (11) 3334-0001 ramal 2005. Inscrições e informações: cisp2008@gmail.com.
Crédito da imagem: Andre Andreev

Nenhum comentário:

Thank you, Dance!

by Judy Smith "