sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Vista a DANÇA da vida em 2009!


... Não achem estranho que depois de quase dois anos, "blogue" aqui neste nosso espaço um texto em primeira pessoa. Não escrevi antes por bobagem, por achar que o blog poderia ser descaracterizado com comentários ou mesmo dicas que fugissem da proposta inicial que é a de divulgar e de popularizar a dança.

Porém hoje, respondendo à um e-mail de uma figura querida da dança brasileira, pensei que se a dança é puro amor, e se que as palavras que escrevo aqui ganham vida pelos meus dedos por conta de um sentimento que me envolve, achei que era hora e de que poderia falar em primeira pessoa. E que talvez, esse tipo de texto seja lido e escrito por mim com mais frequência em 2009.

Não cuidei desse blog como deveria este ano (final de ano é sempre tempo de reflexões), porque aconteceram tantas coisas que eu deixei de noticiar para vocês... Se eu tivesse mais tempo... Se eu pesquisasse mais... Se... Se.... Mas agora nada de "se". Agora é o hoje, o amanhã e o depois. E a minha promessa para 2009 é a de um espaço que quebre a barreira crítica/leitor... As críticas continuam SIM, e até com mais aparições... Mas também teremos espaço para refletir outras coisas ligadas à dança... políticas culturais... editais... estréias... pessoas esquecidas (isso é muito importante).... gente que dança.... talentos ocultos.... E mto, mto, mto mais.

Entre o meu último post (que fala da montagem do Sandro Borelli inspirada em "Lago dos Cisnes" para o Balé da Cidade de São Paulo) e este momento de reflexão... eu ia postar mais um texto sobre o espetáculo do Studio de Dança Christiane Matallo, de Campinas, chamado "Dance Fashion Weekend", que tinha como tema a moda na dança. Não postei porque tive uma semana de folga no jornal e o texto ficou preso na minha máquina na redação. Eu poderia escrever outro, mas aquele tinha um poética toda especial.

Aqui também nunca falei do meu lado bailarina, das minhas "pisadas" no palco. Depois de "Pincel do Som" acho que nunca mais falei do sentimento de estar em cena. Pois eu estava no palco em "Dance Fashion Weekend" junto a companhia de dança da escola. Que prazer! Mas mais do que dançar com eles, figuras tão importantes e significativas na minha vida há anos, está a mensagem do espetáculo. Mensagem esta, escrita pela minha grande amiga e parceira Christiane Matallo, que eu deixo aqui para os meus leitores.

Que em 2009 você:

"Use chapéus de pensamentos leves, camisas soltas para a liberdade, calças que os leve para caminhos construtivos e sapatos duráveis para as estradas, com obstáculos, porém superáveis. Use roupas quentes que absorvam o frio e aqueçam o coração para sempre. Faça a sua moda. Vista a sua música. Solte as suas asas e dance mesmo sem saber dançar. Porque a dança é a passarela para vida".

Que em 2009 os nossos encontros sejam maiores. E que você leitor, também me ajude a tornar o "Tudo É Dança" um ponto de encontro para "vestirmos" informações e "criarmos" novos modos de olhar a arte.

Obrigada pela parceria!

2 comentários:

Ude disse...

Você é fófis total.... Desejo que seu 2009 seja do seu jeito: maravilhoso! Má, sou sua fã!!!!!
beijão da mãe do Giovanni

Anônimo disse...

Caríssima Marcela: temos a idéia formada de divulgar a Arte e a Literatura para difundir a arte-poética dos Artistas e Literatos, mas também temos que uma vez ou outra a incumbencia de mostrarmos as nossas idéias e com isso fomentar o nosso "ideal quixotesco", e assim, expandir ainda mais esse universo de tanta riqueza que envolve todo o contexto artístico, sem a visão marcante de credos, territórios e filosofias. Viva a Arte e a Literatura! Viva os difusores de toda essa "pílula da alegria", como diria Emília de Monteiro Lobato!
Neste 2009 que você seja a "Arteira da Dança".


Ana Marly de OLiveira Jacobino

Thank you, Dance!

by Judy Smith "