quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A dança no TD

Crédito: Sylvia Sanches

Marcela Benvegnu

Em 2009, o Teatro de Dança (TD) começa o ano fazendo o público dançar, literalmente. A programação contempla espetáculos do eixo Rio-São Paulo, além de diversos workshops gratuitos — para iniciantes e iniciados — de inúmeros ritmos: gafieira, samba-canção, maxixe, samba, merengue, forró, tango, bolero, salsa e cha-cha-chá. Mas a dança contemporânea não está de fora. Amanhã, às 20h, e domingo, às 19h, o palco do TD será ocupado pela Cia. de Dança Lu Mayumi, e Wolney Macena, de São Paulo, e a Cia. Aérea de Dança, do Rio de Janeiro.
Em “É Com Esse Que Eu Vou!” Luciana se entrega aos ingredientes do universo da dança a dois: os sapatos. São eles que definem o bailado da noite, se é forró, tango, bolero. Para cada dança, o sapato adequado. A escolha define a noite! Já Wolney Macena apresenta três peças coreográficas com diferentes nuances e abordagens. O solo “Paixão e Exílio” tem como moldura dramática a obra “Adios Nonino”, de Astor Piazzolla, e põe em cena os conflitos e angústias de um homem só, exilado em suas próprias emoções. “Balada” e “Blue Baloon” têm inspiração nas duplas de ballroom dance (dança de salão), combinando a técnica e leveza das danças de salão com o vigor da dança contemporânea.
Da cidade maravilhosa vem a coreografia “Samba-Dança Gafieira e Coisa e Tal”, da Cia. Aérea de Dança, em que o samba é tratado como princípio gerador de ritmos. O espetáculo nasce do cotidiano corporal da gafieira, passeando por um cenário místico e urbano, combinando fé e poesia, num misterioso universo de malandros e mulatas de requebres febris. João Carlos Ramos e Paula Souza conceberam o trabalho originalmente para o Festival inTransit na Haus Der Culture em Berlim, na Alemanha, em 2004.
Aqueles que quiserem mais dança, podem assistir nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, Vitor Costa e Margareth Kardosh, com o espetáculo “Los Ochos Cortados”, performance de dança em que dois casais de bailarinos revisitam a arte do tango, interpretando os seus diferentes estilos por meio de jogos cênicos, improvisações e coreografias. Em seguida, Andrei Udiloff e seu grupo apresentam trechos de coreografias de samba de gafieira, lindy hop e bolero em “Tribos do Salão”. Depois, a Cia. Clube Latino, com Karina Carvalho e Rodrigo Oliveira dançam “Nuances Latinas”, um musical ambientado em um clube, o espetáculo mostra fundamentalmente a cultura latina e suas danças, entre elas, salsa e cha-cha-chá, em suas diferentes variações.
¤
PARA VER — Espetáculos no Teatro da Dança (avenida Ipiranga, 344), em São Paulo. Amanhã, às 21h, e domingo, às 19h, Cia. de Dança Lu Mayumi, Wolney Macena e Cia. Aérea de Dança. Dia 31, às 20h, e 1º de fevereiro, às 18h, Espaço Vitor Costa, Espaço de Dança Andrei Udiloff, e Cia. Clube Latino. Ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada). Mais informações (11) 2189-2555.

Nenhum comentário:

Thank you, Dance!

by Judy Smith "