terça-feira, 26 de maio de 2009

As noivas de Iazetta


Marcela Benvegnu

Um projeto em processo. Assim é “Noiva Despedaçada — Forma e Estilhaçamento”, trabalho de dança contemporânea, coordenado pelo bailarino e diretor Ricardo Iazzetta, que ganha os palcos do TD — Teatro de Dança, em São Paulo, de hoje ao dia 24, e de 29 a 31 de maio, pela primeira vez. A ação, que integra a 4ª edição do programa Artista da Casa — no qual duas vezes por ano um artista consagrado é convidado para elaboração e apresentação de espetáculo inédito — propõe o entrelaçamento de discursos artísticos, e contempla dois momentos essenciais do processo de criação: a construção aberta e as performances. A apresentação de hoje é fechada para convidados.
Iazzetta dirige, ao lado de Key Sawao, a Key & Zetta e Cia., onde realizam suas criações focadas na pesquisa de linguagens corporais e suas inter-relações, convidando outros artistas para integrarem os processos criativos. “Reunimos uma série de ações artísticas que envolvem a linguagem da dança, vídeo, culinária, criação de figurino, ambientação do espaço e música, para, a partir da figura da noiva, questionar um possível esvaziamento de sentido do ritual e dos mitos na sociedade contemporânea”, fala.
Nos próximos dias 27 e 28 de maio, acontece no TD, das 14h30 às 21h, o Construção Aberta, uma parte do projeto “Noiva Despedaçada — Forma e Estilhaçamento”, que abre ao público, em sessões gratuitas, o processo de construção das performances. O público interessado pode observar a discussão e concepção sobre as performances, o figurino, as cenas, luz, ambientação do espaço.
¤
PERFORMANCES — Os convidados hoje irão se deparar com “Coquetel das Noivas no Salão”. A performance se desenvolve num coquetel de casamento, realizado no palco do TD. Durante a intervenção cênica, o salão será invadido por noivas, suas aspirações e desejos. O chef convidado Ricardo Pastore, especializado em festas de casamento, estará à frente do cardápio e o poeta e músico Domenico Coiro fará uma intervenção no início da coreografia.
Amanhã, às 20h, e domingo, às 18h, é a vez de “Vídeos + Solos de Ascese + Receita de Bolo + União dos Opostos”, um programa que envolve a vídeo arte de Rodrigo Araujo, do Coletivo Bijari, dança, e a performance de oito bailarinos que apontam poeticamente na direção de uma reflexão sobre o desejo de ascensão, seus percursos, possibilidades e impossibilidades.
É de 29 a 31 de maio — sexta 21h, sábado 20h, e domingo 18h — que “Noiva Despedaçada” se revela. Iazzetta faz uma incursão na linguagem da dança, do teatro e da performance, numa sequência de ações físicas, para reconstruir um ambiente e refletir sobre as possibilidades do amor, da união e da existência. Para tanto, ele usa depoimentos e citações sobre o amor sublime, estilhaçando e desenvolvendo formas para investigar a potência da dinâmica da quebra e reconstrução.

PARA VER — “Noiva Despedaçada — Forma e Estilhaçamento”, de Ricardo Iazzetta. De hoje ao dia 24, e de 29 a 31 de maio, no TD — Teatro de Dança (avenida Ipiranga 344, em São Paulo). O ingresso custa R$ 4. Data, local e horários foram enviados pelos organizadores. Mais informações (11) 2189-2557.

Nenhum comentário:

Thank you, Dance!

by Judy Smith "