segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Suassuna inspira “Crendices...Quem Disse?”


Marcela Benvegnu

As comemorações dos 454 anos da cidade de São Paulo, que começam na próxima sexta-feira, dia 25, prometem shows de música, performances, exposições, séries de concertos e apresentações de dança. Entre os grupos está a Companhia de Danças de Diadema, que apresenta “Crendices...Quem Disse?”, — um dos mais recentes e premiados trabalhos da companhia — em três apresentações, na Galeria Olido. A entrada é gratuita.
A coreografia de Ana Bottosso — com contribuição do elenco — foi apoiada no romance “A Pedra do Reino”, do dramaturgo Ariano Suassuna. O texto surgiu como inspiração para a Companhia dar início à pesquisa e criação coreográfica. Tendo como eixo central de estudo trechos do romance, o grupo aborda em forma de movimento as crendices populares que habitam o dia-a-dia do povo brasileiro; crenças do passado de cada um, textos do autor, além de causos, tragédias, alegrias e curiosidades.
A linha de movimentação coreográfica é apoiada em gestos e símbolos que trazem como principal referência as danças africanas e religiosas, como o candomblé e a umbanda, que se fundem de forma harmônica à dança contemporânea. No decorrer do processo de criação da montagem, o grupo percebeu que muito pouco se fala sobre as crenças que residem nos indivíduos e que é preciso dar importância à cultura raiz — e suas possibilidades de leitura por meio da arte contemporânea — para que ela se torne um portal aberto para construção da identidade do próprio brasileiro.
Com iluminação do talentoso Ari Buccione, o espetáculo conta com trilha sonora especialmente composta. Assinada pelo Grupo Pedra Branca, a música traça um diálogo real com a coreografia, abordando a idéia de que a cultura brasileira é como um rico mosaico, no qual se encaixam todas as outras formas e manifestações culturais. A obra mescla músicas e instrumentos de raiz com elementos sonoros contemporâneos como, theremin, alaúde árabe, cítara, tabla, samissen, udu africano, chocalhos indígenas e outros.
Aos que passarem por São Paulo na semana que vem, vale assistir ao espetáculo. Ainda bem que a dança não ficou de fora das comemorações do aniversário, jamais poderia, tendo em vista que a secretaria de cultura do Estado deva lançar no próximo mês uma nova companhia estadual de dança. Tudo ainda é muito secreto, mas é possível prever que a direção será de Iracity Cardoso.

PARA VER — "Crendices...Quem disse?”, com a Cia. de Danças de Diadema. Dias 25 e 26, às 20h e dia 27, às 19h, na Galeria Olido (av. São João, 473), na Sala Paissandu. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Crédito: David Virgílio

Nenhum comentário:

Thank you, Dance!

by Judy Smith "