quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Desmundos: Hoje, no Sesi

Crédito: Gil Grossi

Com concepção e direção do coreógrafo Luis Ferron, o Teatro Popular do Sesi Piracicaba recebe hoje e amanhã, às 20h, no espetáculo “Desmundos”, da Cia. Mão na Roda. A montagem com interpretação de Hélio Feitosa e Ferron visa modificar o olhar do público sobre a deficiência física. A obra é uma das 12 selecionadas para integrar a terceira edição do projeto Sesi Dança em unidades do Estado. A entrada é gratuita.
“Desmundos” divide-se em dois momentos no que diz respeito ao seu processo investigativo. No primeiro, utiliza-se de telas dos pintores Otto Dix (Alemanha) e Egon Schiele (Áustria), ambos pertencentes ao movimento expressionista europeu, como fonte inspiradora para refletir e admirar a decadência corporal proposta pelos artistas. “No trabalho destaca-se uma dualidade poética que, por um lado apresenta corpos com características fora dos padrões estabelecidos, e por outro, a necessidade de vivenciar um novo olhar, romper paradigmas”, avalia o coreógrafo. Num segundo momento, um dueto desnudo — que conta com um cadeirante —, busca estabelecer um diálogo entre esses dois mundos corporais distintos.
Hoje após a apresentação do grupo acontece um bate-papo com os artistas, e amanhã, às 16h, no Sesi Piracicaba, um workshop com Ferron. O objetivo da aula é trabalhar os princípios básicos da construção do movimento como ferramenta de apropriação do corpo, sensível e expressivo, e propor os elementos investigativos utilizados no processo de construção de “Desmundos”. Só podem participar interessados acima de 16 anos.
¤
PROJETO — Fundada pela Secretaria de Cultura de Diadema, em 1999, o projeto Mão na Roda surgiu com o objetivo de atender a demanda de pessoas com deficiências, que atualmente recebem aulas de dança em diversos pontos da cidade. Idealizada e dirigida por Ferron, a companhia tem em seu repertório várias obras, como “Omaromar”, “Brasilitudes”, “Estranhos Corpos”, “Pô — Uma Trilogia Poética”, “Imagens”, e outras. Desde o início da sua formação, o grupo busca o aprofundamento na linguagem da dança por meio de um processo investigativo de dramaturgias corporais, resultando em pesquisas de criação cênica-coreográfica.
¤
SERVIÇO — Sesi Dança 2008 apresenta “Desmundos”. Hoje e amanhã, às 20h, no Sesi Piracicaba (avenida Luiz Ralph Benatti, 600). Amanhã, o workshop é às 16h. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas. Data, local e horário foram enviados pelos organizadores. Mais informações (19) 3421-2884.

Um comentário:

Anônimo disse...

a dança de hoje é mais rapida não tem outros modos de se vestir.

Thank you, Dance!

by Judy Smith "