sábado, 16 de agosto de 2008

"Médelei" é a atração do Sesi Dança

Crédito: Rogério Ortiz

Marcela Benvegnu

“Médelei — (Eu Sou Brasileiro (etc} e Não Existo Nunca)”, de Cristian Duarte, manifesto em forma de dança, que chega hoje, às 20h, ao palco do Teatro Popular do Sesi em Piracicaba, é um trabalho que versa sobre a auto-estima nacional. Com performance de quatro bailarinos, a coreografia desafia o público a consolidar uma noção do que é ser brasileiro e a discutir no corpo e no ambiente da dança contemporânea o grande totem dança-emoção-sentimento-espetáculo-performer. A montagem que integra o projeto Sesi Dança 2008 será reapresentada amanhã, às 20h. A entrada é gratuita.
De acordo com Duarte, que também sobe ao palco ao lado de Sheila Arêas, Tarina Quelho e Eros Valério, a idéia da montagem surgiu a partir da campanha do Governo Federal em 2004 (“Eu sou brasileiro e não desisto nunca”). O slogan provocou a inquietação do artista por estarem implícitas na frase, segundo ele, várias questões sobre a nacionalidade, resultando na temática sobre o Brasil.
Além disso, os bailarinos realizaram uma pesquisa sobre a auto-estima nacional e uniram as idéias do neurocientista português, Antonio Damásio, sobre sentimento e emoção. O espetáculo aborda, o nacionalismo, a identidade, e a idéia de típico, universal e clichês. Depois da apresentação de hoje, o grupo — que tem consultoria da crítica de dança Fabiana Dultra Britto — realiza um bate-papo com o público.
¤
WORKSHOP — Ação Médelei é o título do workshop gratuito que o grupo ministra amanhã, às 15h, no Sesi Piracicaba. Segundo Duarte, a idéia é a de experenciar alguns conteúdos abordados no espetáculo por meio da lógica médelei desenvolvida durante o processo criativo, que aborda o movimento como ação, promovendo uma discussão física e perceptiva das referências que permeiam nosso ambiente e repertórios pessoais.
¤
SERVIÇO — Sesi Dança 2008 apresenta “Médelei — (Eu Sou Brasileiro (etc} e Não Existo Nunca)”. Hoje e amanhã, às 20h, no Sesi Piracicaba (rua Luiz Ralph Benatti, 600), na Vila Industrial. O workshop acontece amanhã, às 15h. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone (19) 3421-5680. A entrada é gratuita. Data, local e horário dos espetáculos foram enviados pelos organizadores.

Nenhum comentário:

Thank you, Dance!

by Judy Smith "