quarta-feira, 9 de maio de 2007

Movimento e Comunicação


A relação entre o corpo e a máquina sempre foi muito estudada pelos especialistas em dança, que às incorporam em seus processos de criação como uma nova forma de movimento e comunicação. Ivani Santana e seu “Corpo Aberto” e Christiane Matallo e seu “AtoContato” são exemplos do cenário nacional. Amanhã, das 15h às 19h, no Itaú Cultural, em São Paulo, os interessados em saber um pouco mais sobre este assunto poderão assistir (e participar) da oficina-palestra “Circuito Aberto: Corpo e Mídia”, com Maíra Spanghero e Lali Krotoszynski. O evento integra a última programação da mostra Emoção Art.ficial 3.0 — Interface Cibernética, do Itaú Cultural.Direcionado a bailarinos, videomakers, pesquisadores e interessados no estudo do corpo e suas relações com a mídia, o encontro — que deve discutir de que formas o corpo e a máquina podem ser parceiros no processo de criação artística — será dividido em dois momentos, envolvendo questões teóricas e práticas sobre o assunto.A pesquisadora Maíra Spanghero abre o encontro com um panorama histórico-evolutivo da relação entre dança e mídias como luz, fotografia, cinema, vídeo, computador e internet. Maíra, que é doutora em comunicação e semiótica e professora de comunicação em multimeios e tecnologia da PUC-SP, é autora do livro “A Dança dos Encéfalos Acesos”, publicado pelo Itaú Cultural em 2003, no qual aborda essa temática sob o prisma da Cia Cena 11 de Dança (leia-se Alehandro Ahamed), de Florianópolis.A segunda parte do Circuito Aberto será uma atividade prática da utilização do software Bodyweave 2.0, desenvolvido pela coreógrafa Lali Krotoszynski, exemplificando de que forma o corpo e a máquina podem ser parceiros. O aplicativo vem sendo desenvolvido desde 1999 e, segundo a autora, proporciona a criação de pequenas peças audiovisuais, relacionando o princípio do cinema, os processos de composição coreográfica e musical e a utilização de bancos de dados.


Oficina-palestra “Circuito Aberto: Corpo e Mídia”, amanhã, das 15h às 19h. Com Maíra Spanghero e Lali Krotoszynski. No Itaú Cultural (av. Paulista, 149), em São Paulo. Entrada gratuita. Mais informações (11) 2168-1776.

Nenhum comentário:

Revista de Dança

Queridos amigos e seguidores do Tudo É Dança, Escrevo hoje para dividir com vocês todos, que dançam comigo aqui durante todos esses anos, ...